quarta-feira, 5 de junho de 2013

PROJETO: BRINCANDO, CONSTRUINDO E VIVENCIANDO A PAZ NO MUNDO!


Centro Municipal De Educação Infantil Professor Gil Nunesmaia
Projeto De Trabalho: Brincando, Construindo e Vivenciando a PAZ no mundo!
Público Alvo: Turmas da Pré-Escola 04 e 05 anos - Turnos: Matutino e Vespertino e crianças do segmento Creche.
Período de desenvolvimento: De outubro e Dezembro de 2011
Coordenação Pedagógica: Jacqueline Mesquita & Márcia Cristina Pereira Cruz

PROJETO DE TRABALHO

1. TEMA: BRINCANDO, CONSTRUINDO E VIVENCIANDO A PAZ NO MUNDO!

2. EIXOS NORTEADORES: Pluralidade Cultural e Cidadania

3. PROBLEMATIZAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO:

Apresentação do projeto aos professores;
Apresentação do projeto aos funcionários e famílias das crianças;
Apresentação do projeto às crianças;
Exibição de slides com imagens de violência e de paz;
Questionamentos: O que viram? O que sentiram? O que acham das imagens exibidas? O que foi exibido está próximo ou distante da nossa realidade? É possível construir um mundo diferente? Como cada um de nós pode contribuir para uma convivência de paz e solidariedade na comunidade e no mundo?

4. JUSTIFICATIVA:

No mundo de hoje, somos de certa forma, obrigados ou convidados a viver e conviver diariamente com as mais diversas formas de violência que se adentra os nossos lares transbordando através dos meios de comunicação de massa, principalmente a televisão e a internet ou até mesmo presenciando cenas da prática efetiva de violência em nossas ruas, em nossas casas envolvendo pessoas do nosso convívio na comunidade. Violência esta que afeta diretamente o desenvolvimento das nossas crianças que muitas vezes também são vítimas da violência infantil dentro e fora de seus lares. E sendo as instituições de educação infantil por sua vez, instituições também responsáveis pelo  desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos: cognitivo, afetivo e psicomotor, que deve garantir às crianças um crescimento e desenvolvimento saudáveis, numa atmosfera de paz e da não-violência. Esse projeto se justifica pela necessidade emergencial de se refletir a cultura da paz no contexto institucional infantil dentro de uma perspectiva educativa de Educação Para a Paz. Neste sentido, o projeto surge da necessidade de através das mais variadas atividades lúdicas, principalmente as brincadeiras cooperativas, suscitar a reflexão e sensibilização das crianças e de suas famílias à cerca das situações de violência por eles vivenciadas na comunidade e no mundo e promover o desenvolvimento da cooperação entre as crianças e suas famílias resgatando o potencial de viver juntos a partir de uma educação para paz, que visa à melhoria da qualidade de vida num exercício de convivência comunitária e solidária.

5. OBJETIVOS:

5.1. OBJETIVOS GERAIS: 

Promover o desenvolvimento da cooperação entre as crianças e suas famílias resgatando o potencial de viver juntos à partir de uma educação para paz, que visa a melhoria da qualidade de vida num exercício de convivência. 

Utilizar o brincar cooperativo como instrumento para minimizar as manifestações de agressividade nos jogos e brincadeiras infantis estimulando atitudes de sensibilização, cooperação, comunicação e solidariedade dentro e fora da escola.


5.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Refletir sobre as situações de violência vivenciadas na comunidade;
Construir possibilidades da prática da cultura da paz dentro e fora da instituição;
Praticar a solidariedade tão importante ao convívio entre as pessoas;
 Promover a aproximação das crianças uma com outras, colaborando com objetivos comuns;
Explorar as potencialidades humanas infantis de um modo positivo aperfeiçoando o jeito de compreender a vida.
Oferecer opções diferentes para a resolução de conflitos de forma pacífica. 
Utilizar o brincar cooperativo como instrumento de fortalecimento das relações interpessoais entre os pequenos;
Potencializar o brincar dentro de uma perspectiva da cultura da paz.


6. CONTEÚDOS ABORDADOS:

Festas cristãs: Natal e Ano novo;
Conceitos de: paz, guerra, violência, amizade, solidariedade, respeito mútuo, amor, justiça, união, honestidade, tolerância, e confiança etc.
Tipos de violência: doméstica, infantil, social, cultural e ambiental.

7. DIMENSÕES DO SUJEITO A SEREM TRABALHADAS:

Cognitivas: construção de conceitos;

Afetivas: desenvolver o brincar cooperativo; construção de valores e atitudes positivas à convivência com o outro;

Psicomotoras: desenvolvimento de habilidades motoras: coordenação motora fina e ampla, andar, saltar, pular, equilíbrio, desenhar, pintar, recortar, tocar, colar, pegar, sentir, movimentos de pinça, correr, dançar, abraçar, amassar, modelar, criar com as mãos, etc.

8. LINGUAGENS:

Verbal (a fala), mímicas; gestos;
Artística: desenhos, pinturas, danças e criações;
Musical: cânticos;
Simbólica: jogos e brincadeiras cooperativas;

9. METODOLOGIAS (ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO):

Construção dos livros: Poesia da paz (pré 04 anos) e Meu Planeta Azul (pré-05 anos e creche)
Realização de palestras com as famílias das crianças;
Desenvolvimento de brincadeiras cooperativas;
Escolha e eleição das MASCOTES da paz;
Construção coletiva de lista com nomes de símbolos da paz e ilustração dos mesmos em tamanho grande: bandeira branca, pombos brancos; mãos entrelaçadas; bonecos de mãos dadas, etc...
Confecção de standard da paz; 
Leitura, cânticos e interpretações de letras de músicas com as temáticas: Paz, amizade, diversidade, solidariedade, união, respeito, justiça e outros valores;
Trabalhar com letras de músicas ecológicas: Xote Ecológico; Planeta Azul; Planeta Água e outras;
Atividades de recorte e colagem envolvendo as temáticas em pauta no projeto;
Atividades de diálogos nas rodinhas sobre os conceitos de: amor, amizade; paz; união; respeito mútuo; solidariedade; justiça
Pinturas e desenhos relacionados;
Desenvolvimento de dinâmicas de sensibilização e interação social;
Oficinas de criação: motivos natalinos;
Exibição de vídeos;
Exibição de apresentações em PowerPoint com imagens de: paz e solidariedade; união; amor; amizade; agressão ao planeta de diversos tipos;
Contação de histórias a partir da leitura de livros: A laranja colorida; Maria vai com as outras; O mercador de Veneza de Shakespeare;
Dramatizações;
Confecção de faixas e cartazes ilustrativos;
Criação e ensaios de coreografias com a temática da paz;
Trabalhar com: poesias; símbolos; músicas; poemas e brincadeiras natalinas;
Realização de passeata da PAZ;
Exposição e apresentações dos trabalhos.

10. RECURSOS NECESSÁRIOS:

Todos os recursos necessários à realização das atividades com as crianças tais como: DVD, CD com vídeos e musicas com a temática da paz e natalinas, TV, aparelho de DVD, aparelho de data show, tnt em todas as cores, cartolinas duplex, guache e simples em todas as cores, emborrachados, balão de aniversário, algodão, cola quente, pistolas para cola quente, panfletos e folders, cartazes, faixas, cola colorida e cola de isopor, cola comum, lápis de cores, hidrocor, giz de cera, massa de modelar, folhas de papel AP, folhas oficio A3; brinquedos diversos, bolas, figurino natalino, roupas na cor branca, etc.

11. EMPREENDIMENTO:

As atividades do projeto serão desenvolvidas para além da promoção de novas aprendizagens, desenvolvimentos de valores e atitudes positivas nos sujeitos envolvidos, culminando na realização de uma grande caminhada da PAZ na comunidade e realização de uma exposição dos trabalhos na Celebração Natalina reunindo as crianças e suas famílias no contexto institucional.

12. AVALIAÇÃO:

Será continua e processual, observando-se todos os elementos do projeto desde a sua apresentação e aceitação pela comunidade escolar; a participação e interesse das docentes, das crianças e de suas famílias e demais pessoas da instituição nas atividades de materialização do mesmo, bem como, considerando-se as aprendizagens construídas e demonstração de atitudes e valores construídos ao longo do projeto.
As avaliações acontecerão nos momentos de realizações das atividades desenvolvidas com os sujeitos envolvidos e dos coletivos institucionais onde serão ouvidas e colhidas opiniões de todos os sujeitos envolvidos à cerca do desenvolvimento do mesmo.

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