quarta-feira, 5 de junho de 2013

Projeto: Brincar também é folclore!


CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSOR GIL NUNESMAIA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: JACQUELINE MESQUITA & MÁRCIA CRISTINA CRUZ
PROJETO DE TRABALHO: BRINCAR TAMBÉM É FOLCLORE!
PÚBLICO-ALVO: professores e crianças dos segmentos Creche e Pré-escola
PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO: DE 01 DE JULHO A 31 DE SETEMBRO DE 2011
LINGUAGENS ENVOLVIDAS: musical, corporal, matemática, artística e verbal

PROJETO DE TRABALHO

1. TEMA: BRINCAR TAMBÉM É FOLCLORE!
2. TEMÁTICA: A cultura do brincar na instituição de Educação Infantil

3. EIXOS TEMÁTICOS: Pluralidade Cultural e Ética

4. JUSTIFICATIVA:

No mundo atual em que a cultura do brincar disseminada nas instituições de Educação Infantil é reconhecida pela sua importância para o desenvolvimento do imaginário infantil. E sendo o ato de brincar o principal modo de expressão da infância, uma vez que brincando as crianças aprendem a viver e a se desenvolver de forma lúdica e prazerosa. E o Folclore, com conteúdos de uma singular riqueza, torna-se agente facilitador para o resgate da cultura popular brasileira, possibilitando um trabalho pedagógico marcante para o currículo dedicado à criança. Nada mais justo do que o desenvolvimento de um projeto de trabalho que partindo da riqueza cultural contida nos conteúdos e brincadeiras folclóricas propicie a vivência da diversidade cultural e uma aprendizagem motivadora e facilitadora às múltiplas linguagens na Educação Infantil.

5. OBJETIVOS:

5.1. OBJETIVOS GERAIS:

Desenvolver a cultura do brincar na instituição;
Reconhecer a importância das brincadeiras folclóricas como promotoras da cultura na Educação Infantil.


5.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Resgatar o valor cultural das brincadeiras folclóricas;
Desenvolver o imaginário infantil;
Socializar-se com os seus pares;
Ampliar o repertório de brincadeiras que conhecem;
Brincar de forma prática, simbólica e com jogos de regras; 
Vivenciar o prazer do brincar;
Desenvolver a autonomia;
Construir o conhecimento do folclore brasileiro através da participação e vivência real nas brincadeiras;

6. CONTEÚDOS ABORDADOS:

Folclore;
Respeito, Solidariedade, Justiça, Diálogo e Cooperativismo;
Tipos de brincar: prático, simbólico e jogos de regras;
Brincar livre.

7. PROPOSTAS/ESTATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO (SUGESTÕES):
PRÉ-ESCOLA/CRECHE:
Atividades com brinquedos e artesanato:
Confecção de brinquedos: bonecas de pano; bonecos de papel; brinquedos com cordão; realização de oficinas na sala de aula para confecção de fantasias com folhas de papel, jornal, papel crepom, tampinhas, garrafas pet, sacolinhas plásticas; realização de oficinas na natureza para confecção de fantasias com folhas, gravetos, sementes diversas (folclóricas); também; pipas, brinquedos de argila (bonecos, animais, utensílios domésticos, pé na lata; telefone sem fio, boliches; brinquedos com verduras (batatas, cenoura, quiabo; chuchu, melõezinhos de quintal); cavalos de pau; confecção de brinquedos de casinha com caixas de papelão; confecção de bolinhas de barro; dobradura do pião; de passarinhos, bolas de meia; perna de pau, confecção de aviãozinho de pape, confecção de marionetes; confecção de petecas; confecção de dedoches com personagens folclóricos; confecção do bunba-meu boi (com caixas de papelão e embalagens de amaciantes /desinfetantes; produção de vassouras de mato
 Atividades  com:
Roda/Música
Brincadeira de rodas: Três, três passará; Dona Miné
; Sou Mineira de Minas; Demaré-dé-ci; Fui no toróro; Saia piaba; Escravos de Jó; bambeia pião; etc.; Atirei o pau no gato; Concentração; O castelo pegou fogo; Ciranda, Cirandinha; Laranja madura; Morava na areia; Trabalhar com os acalantos e cantigas de ninar; moda de viola e outras;
  
Brincadeiras comuns da infância: anelzinho; boca de forno; caiu no poço; pique bandeira; esconde-esconde; bolinha de gude; bé-bé-bé; pega-pega; Chicotinho queimado; brincar de curral; pula corda; elástico, estátua; pula carniça; cabo-de-guerra; La vaia a bola; coelhinho na toca, coelhinho saia da toca; amarelinha; desfile de fantasias produzidas pelas crianças; desfile de personagens folclóricos; brincar de 5 pedrinhas (três Marias); brincar de bola ( usando diferentes tipos de bola: couro, plásticos. Meia, gude, barro); confecção de cornetas (de talos de mamão, bambu, mamona; brincar de aviãozinho de papel; brincar com marionetes; brincar de faz de conta (de casinha, de professora; de lavadeiras, com diferentes profissões); brincar de pular corda; brincar de jogar petecas; brincar de fazer bolinhas de sabão; brincar de cozinhado; brincar com brinquedos de sucatas; brincadeiras usando artesanato nordestino: redes, cochas de retalhos, peneiras, colher de pau, panelas de barro, toalhas de renda, ferro de passar; pote de barro, vassoura de mato, esteiras; brincar de trem; brincar de cavalinho, corrida de ovo na colher; corrida de saco; cabra cega, queimado, manja, esconde-esconde, Tá pronto seu lobo? Esconde a peia, etc.
 Roda de história/ linguagem:

Brincadeira de advinha; parlendas, trava-línguas (na rodinha) e/ou usando a caixa surpresa;
Contação de piadas;
Brincar com frases de para-choque de caminhão;
Exibição de imagens com personagens folclóricos;
Exibição de vídeos relacionados;
Contação de casos de assombração (com diferentes personagens folclóricos) casos com Lobisomem, Mula sem cabeça; Casos com o pai da mata (Curupira); Caipora; Mulher de sete metros; Mãe d’ água; Pisadeira;
Brincar com a caixa surpresa com objetos folclóricos;
Contação de histórias usando os fantoches e dedoches produzidos com as crianças;
Contação e dramatização de contos infantis: Branca de Neve e os sete anões, A bela adormecida; a Bela e a fera; A gata borralheira; Cachinhos de ouro; Pinóquio; João e o pé de feijão; A galinha de ovos de ouro; João e Maria e outros;
Contação de histórias (cartonadas) com personagens folclóricos;
Brincar de mímicas (imitar personagens folclóricos e/ou de contos infantis);

Atividades com culinária nordestina: Receitas: Ingredientes/Modo de fazer(trabalhar com a receita, medidas; sólidos e líquidos da receita, preparo) afixá-la na sala:
Vatapá; Acarajé; Abará; Quiabada; Moqueca de peixe; Pirão de galinha caipira; caruru; Cozido de verduras; Galinhada; Pipoca com coco; Moda; Cocada, paçoquinha; biscoitinhos de nata; cavaquinhos doce; ofelis; balinha de jenipapo; bolinhos de chuva, bolo e mingaus (de tapioca, aipim, milho), ponche; jenipapada; umbuzada; etc... 
Atividades com a medicina nordestina: trabalhar com: classificação, seleção; exploração de cheiro, formatos, texturas das folhas, nomes e utilidades das ervas usadas no nordeste para a cura de doenças ou problemas de saúde. 
Trabalhar com as receitas dos chás (texto instrucional)
Produção dos Chás com as crianças - de: cidreira, erva doce; capim santo; melissa; camomila; folha de goiabeira, nósnoscada etc.;
Degustação dos chás produzidos pelas crianças (realização da manhã e/ou tarde do chá);
Atividades com danças: frevo, forró, xaxado; capoeira; maculêlê; bumba meu boi; dança das fitas, samba, pagode; axé merengue, deboxe; carimbo, dança de reizado;

Atividades enfocando:
as festas típicas e folguedos: carnaval; juninas; folia de reis; páscoa; festa de Iemanjá, Senhor do Bonfim, Natal, festa de gado (argolinha, vaqueijada, rodeio); festas de largos;
as crenças: candomblé;  os santos

8. RECURSOS: Todos os recursos necessários (brinquedos diversos produzidos com as crianças/pais); TV, DVD, mídias de CD e DVD; brinquedos industrializados; brinquedos e materiais diversos providenciados pela equipe gestora, equipe técnica, professores, funcionários e pessoas da comunidade.

9. CULMINÂNCIA: O projeto culminará com a realização de uma exposição de todos os materiais produzidos com as crianças; desfile de personagens dosa contos infantis e mitos folclóricos e apresentação de contos nas tendas da literatura.

10. AVALIAÇÃO: O desenvolvimento do projeto será acompanhado pela equipe gestora e coordenação pedagógica, onde serão considerados e avaliados aspectos tais como: aprendizagens constru aceitação, envolvimento das crianças, e demais sujeitos da comunidade escolar na realização das atividades propostas.
Observação: As atividades do dia do estudante e do dia dos pais deverão ser desenvolvidas também dentro da temática do brincar.


ANEXOS
1- O que é que é
Que tem asas e não voa
E tem boca e não fala?
Resposta: Cesto
2- Não tem pernas mesmo assim,
Não há maior andarilho,
Não tem braços e onde mexe
Deixa tudo num sarilho
Resposta: Vento
3- Qual é a coisa qual é ela
Vermelha, avermelhada
Caminha bem no mato
E não caminha na estrada?
Resposta: Fogo
4- Branca como a neve,
Preta como o pez,
Fala e não tem boca,
anda e não tem pés.
Resposta: Carta
5- Um senhorinha,
Muito assenhorada,
Nunca sai de casa.
Está sempre molhada.
Resposta: Lingua
6- O que é que é
Que se põe no meio da mesa
parte-se e reparte-se
e nunca se come?
Resposta: Cartas
7- Tanto o rico como pobre
Pobre ou rico me hão de ter
Tenho dentes e não como,
Mas ajudo a comer.
Resposta: Garfo
8- Nada valho sem cabeça,
Mas eis meu triste fado:
Se eu cabeça não tivesse
Não morreria queimado.
Resposta: Fósforo
9- Verde como o mato
E mato não é.
Fala como gente
E gente não é?
Resposta: Papagaio
10- Tenho trinta e dois moinhos
Todos à uma a moer
E uma menina a varrer
Que venho eu então a ser?
Resposta: Boca

Nenhum comentário:

Postar um comentário