quarta-feira, 5 de junho de 2013

PROJETO: BRINCANDO, CONSTRUINDO E VIVENCIANDO A PAZ NO MUNDO!


Centro Municipal De Educação Infantil Professor Gil Nunesmaia
Projeto De Trabalho: Brincando, Construindo e Vivenciando a PAZ no mundo!
Público Alvo: Turmas da Pré-Escola 04 e 05 anos - Turnos: Matutino e Vespertino e crianças do segmento Creche.
Período de desenvolvimento: De outubro e Dezembro de 2011
Coordenação Pedagógica: Jacqueline Mesquita & Márcia Cristina Pereira Cruz

PROJETO DE TRABALHO

1. TEMA: BRINCANDO, CONSTRUINDO E VIVENCIANDO A PAZ NO MUNDO!

2. EIXOS NORTEADORES: Pluralidade Cultural e Cidadania

3. PROBLEMATIZAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO:

Apresentação do projeto aos professores;
Apresentação do projeto aos funcionários e famílias das crianças;
Apresentação do projeto às crianças;
Exibição de slides com imagens de violência e de paz;
Questionamentos: O que viram? O que sentiram? O que acham das imagens exibidas? O que foi exibido está próximo ou distante da nossa realidade? É possível construir um mundo diferente? Como cada um de nós pode contribuir para uma convivência de paz e solidariedade na comunidade e no mundo?

4. JUSTIFICATIVA:

No mundo de hoje, somos de certa forma, obrigados ou convidados a viver e conviver diariamente com as mais diversas formas de violência que se adentra os nossos lares transbordando através dos meios de comunicação de massa, principalmente a televisão e a internet ou até mesmo presenciando cenas da prática efetiva de violência em nossas ruas, em nossas casas envolvendo pessoas do nosso convívio na comunidade. Violência esta que afeta diretamente o desenvolvimento das nossas crianças que muitas vezes também são vítimas da violência infantil dentro e fora de seus lares. E sendo as instituições de educação infantil por sua vez, instituições também responsáveis pelo  desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos: cognitivo, afetivo e psicomotor, que deve garantir às crianças um crescimento e desenvolvimento saudáveis, numa atmosfera de paz e da não-violência. Esse projeto se justifica pela necessidade emergencial de se refletir a cultura da paz no contexto institucional infantil dentro de uma perspectiva educativa de Educação Para a Paz. Neste sentido, o projeto surge da necessidade de através das mais variadas atividades lúdicas, principalmente as brincadeiras cooperativas, suscitar a reflexão e sensibilização das crianças e de suas famílias à cerca das situações de violência por eles vivenciadas na comunidade e no mundo e promover o desenvolvimento da cooperação entre as crianças e suas famílias resgatando o potencial de viver juntos a partir de uma educação para paz, que visa à melhoria da qualidade de vida num exercício de convivência comunitária e solidária.

5. OBJETIVOS:

5.1. OBJETIVOS GERAIS: 

Promover o desenvolvimento da cooperação entre as crianças e suas famílias resgatando o potencial de viver juntos à partir de uma educação para paz, que visa a melhoria da qualidade de vida num exercício de convivência. 

Utilizar o brincar cooperativo como instrumento para minimizar as manifestações de agressividade nos jogos e brincadeiras infantis estimulando atitudes de sensibilização, cooperação, comunicação e solidariedade dentro e fora da escola.


5.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Refletir sobre as situações de violência vivenciadas na comunidade;
Construir possibilidades da prática da cultura da paz dentro e fora da instituição;
Praticar a solidariedade tão importante ao convívio entre as pessoas;
 Promover a aproximação das crianças uma com outras, colaborando com objetivos comuns;
Explorar as potencialidades humanas infantis de um modo positivo aperfeiçoando o jeito de compreender a vida.
Oferecer opções diferentes para a resolução de conflitos de forma pacífica. 
Utilizar o brincar cooperativo como instrumento de fortalecimento das relações interpessoais entre os pequenos;
Potencializar o brincar dentro de uma perspectiva da cultura da paz.


6. CONTEÚDOS ABORDADOS:

Festas cristãs: Natal e Ano novo;
Conceitos de: paz, guerra, violência, amizade, solidariedade, respeito mútuo, amor, justiça, união, honestidade, tolerância, e confiança etc.
Tipos de violência: doméstica, infantil, social, cultural e ambiental.

7. DIMENSÕES DO SUJEITO A SEREM TRABALHADAS:

Cognitivas: construção de conceitos;

Afetivas: desenvolver o brincar cooperativo; construção de valores e atitudes positivas à convivência com o outro;

Psicomotoras: desenvolvimento de habilidades motoras: coordenação motora fina e ampla, andar, saltar, pular, equilíbrio, desenhar, pintar, recortar, tocar, colar, pegar, sentir, movimentos de pinça, correr, dançar, abraçar, amassar, modelar, criar com as mãos, etc.

8. LINGUAGENS:

Verbal (a fala), mímicas; gestos;
Artística: desenhos, pinturas, danças e criações;
Musical: cânticos;
Simbólica: jogos e brincadeiras cooperativas;

9. METODOLOGIAS (ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO):

Construção dos livros: Poesia da paz (pré 04 anos) e Meu Planeta Azul (pré-05 anos e creche)
Realização de palestras com as famílias das crianças;
Desenvolvimento de brincadeiras cooperativas;
Escolha e eleição das MASCOTES da paz;
Construção coletiva de lista com nomes de símbolos da paz e ilustração dos mesmos em tamanho grande: bandeira branca, pombos brancos; mãos entrelaçadas; bonecos de mãos dadas, etc...
Confecção de standard da paz; 
Leitura, cânticos e interpretações de letras de músicas com as temáticas: Paz, amizade, diversidade, solidariedade, união, respeito, justiça e outros valores;
Trabalhar com letras de músicas ecológicas: Xote Ecológico; Planeta Azul; Planeta Água e outras;
Atividades de recorte e colagem envolvendo as temáticas em pauta no projeto;
Atividades de diálogos nas rodinhas sobre os conceitos de: amor, amizade; paz; união; respeito mútuo; solidariedade; justiça
Pinturas e desenhos relacionados;
Desenvolvimento de dinâmicas de sensibilização e interação social;
Oficinas de criação: motivos natalinos;
Exibição de vídeos;
Exibição de apresentações em PowerPoint com imagens de: paz e solidariedade; união; amor; amizade; agressão ao planeta de diversos tipos;
Contação de histórias a partir da leitura de livros: A laranja colorida; Maria vai com as outras; O mercador de Veneza de Shakespeare;
Dramatizações;
Confecção de faixas e cartazes ilustrativos;
Criação e ensaios de coreografias com a temática da paz;
Trabalhar com: poesias; símbolos; músicas; poemas e brincadeiras natalinas;
Realização de passeata da PAZ;
Exposição e apresentações dos trabalhos.

10. RECURSOS NECESSÁRIOS:

Todos os recursos necessários à realização das atividades com as crianças tais como: DVD, CD com vídeos e musicas com a temática da paz e natalinas, TV, aparelho de DVD, aparelho de data show, tnt em todas as cores, cartolinas duplex, guache e simples em todas as cores, emborrachados, balão de aniversário, algodão, cola quente, pistolas para cola quente, panfletos e folders, cartazes, faixas, cola colorida e cola de isopor, cola comum, lápis de cores, hidrocor, giz de cera, massa de modelar, folhas de papel AP, folhas oficio A3; brinquedos diversos, bolas, figurino natalino, roupas na cor branca, etc.

11. EMPREENDIMENTO:

As atividades do projeto serão desenvolvidas para além da promoção de novas aprendizagens, desenvolvimentos de valores e atitudes positivas nos sujeitos envolvidos, culminando na realização de uma grande caminhada da PAZ na comunidade e realização de uma exposição dos trabalhos na Celebração Natalina reunindo as crianças e suas famílias no contexto institucional.

12. AVALIAÇÃO:

Será continua e processual, observando-se todos os elementos do projeto desde a sua apresentação e aceitação pela comunidade escolar; a participação e interesse das docentes, das crianças e de suas famílias e demais pessoas da instituição nas atividades de materialização do mesmo, bem como, considerando-se as aprendizagens construídas e demonstração de atitudes e valores construídos ao longo do projeto.
As avaliações acontecerão nos momentos de realizações das atividades desenvolvidas com os sujeitos envolvidos e dos coletivos institucionais onde serão ouvidas e colhidas opiniões de todos os sujeitos envolvidos à cerca do desenvolvimento do mesmo.

Projeto: Brincar também é folclore!


CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSOR GIL NUNESMAIA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: JACQUELINE MESQUITA & MÁRCIA CRISTINA CRUZ
PROJETO DE TRABALHO: BRINCAR TAMBÉM É FOLCLORE!
PÚBLICO-ALVO: professores e crianças dos segmentos Creche e Pré-escola
PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO: DE 01 DE JULHO A 31 DE SETEMBRO DE 2011
LINGUAGENS ENVOLVIDAS: musical, corporal, matemática, artística e verbal

PROJETO DE TRABALHO

1. TEMA: BRINCAR TAMBÉM É FOLCLORE!
2. TEMÁTICA: A cultura do brincar na instituição de Educação Infantil

3. EIXOS TEMÁTICOS: Pluralidade Cultural e Ética

4. JUSTIFICATIVA:

No mundo atual em que a cultura do brincar disseminada nas instituições de Educação Infantil é reconhecida pela sua importância para o desenvolvimento do imaginário infantil. E sendo o ato de brincar o principal modo de expressão da infância, uma vez que brincando as crianças aprendem a viver e a se desenvolver de forma lúdica e prazerosa. E o Folclore, com conteúdos de uma singular riqueza, torna-se agente facilitador para o resgate da cultura popular brasileira, possibilitando um trabalho pedagógico marcante para o currículo dedicado à criança. Nada mais justo do que o desenvolvimento de um projeto de trabalho que partindo da riqueza cultural contida nos conteúdos e brincadeiras folclóricas propicie a vivência da diversidade cultural e uma aprendizagem motivadora e facilitadora às múltiplas linguagens na Educação Infantil.

5. OBJETIVOS:

5.1. OBJETIVOS GERAIS:

Desenvolver a cultura do brincar na instituição;
Reconhecer a importância das brincadeiras folclóricas como promotoras da cultura na Educação Infantil.


5.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Resgatar o valor cultural das brincadeiras folclóricas;
Desenvolver o imaginário infantil;
Socializar-se com os seus pares;
Ampliar o repertório de brincadeiras que conhecem;
Brincar de forma prática, simbólica e com jogos de regras; 
Vivenciar o prazer do brincar;
Desenvolver a autonomia;
Construir o conhecimento do folclore brasileiro através da participação e vivência real nas brincadeiras;

6. CONTEÚDOS ABORDADOS:

Folclore;
Respeito, Solidariedade, Justiça, Diálogo e Cooperativismo;
Tipos de brincar: prático, simbólico e jogos de regras;
Brincar livre.

7. PROPOSTAS/ESTATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO (SUGESTÕES):
PRÉ-ESCOLA/CRECHE:
Atividades com brinquedos e artesanato:
Confecção de brinquedos: bonecas de pano; bonecos de papel; brinquedos com cordão; realização de oficinas na sala de aula para confecção de fantasias com folhas de papel, jornal, papel crepom, tampinhas, garrafas pet, sacolinhas plásticas; realização de oficinas na natureza para confecção de fantasias com folhas, gravetos, sementes diversas (folclóricas); também; pipas, brinquedos de argila (bonecos, animais, utensílios domésticos, pé na lata; telefone sem fio, boliches; brinquedos com verduras (batatas, cenoura, quiabo; chuchu, melõezinhos de quintal); cavalos de pau; confecção de brinquedos de casinha com caixas de papelão; confecção de bolinhas de barro; dobradura do pião; de passarinhos, bolas de meia; perna de pau, confecção de aviãozinho de pape, confecção de marionetes; confecção de petecas; confecção de dedoches com personagens folclóricos; confecção do bunba-meu boi (com caixas de papelão e embalagens de amaciantes /desinfetantes; produção de vassouras de mato
 Atividades  com:
Roda/Música
Brincadeira de rodas: Três, três passará; Dona Miné
; Sou Mineira de Minas; Demaré-dé-ci; Fui no toróro; Saia piaba; Escravos de Jó; bambeia pião; etc.; Atirei o pau no gato; Concentração; O castelo pegou fogo; Ciranda, Cirandinha; Laranja madura; Morava na areia; Trabalhar com os acalantos e cantigas de ninar; moda de viola e outras;
  
Brincadeiras comuns da infância: anelzinho; boca de forno; caiu no poço; pique bandeira; esconde-esconde; bolinha de gude; bé-bé-bé; pega-pega; Chicotinho queimado; brincar de curral; pula corda; elástico, estátua; pula carniça; cabo-de-guerra; La vaia a bola; coelhinho na toca, coelhinho saia da toca; amarelinha; desfile de fantasias produzidas pelas crianças; desfile de personagens folclóricos; brincar de 5 pedrinhas (três Marias); brincar de bola ( usando diferentes tipos de bola: couro, plásticos. Meia, gude, barro); confecção de cornetas (de talos de mamão, bambu, mamona; brincar de aviãozinho de papel; brincar com marionetes; brincar de faz de conta (de casinha, de professora; de lavadeiras, com diferentes profissões); brincar de pular corda; brincar de jogar petecas; brincar de fazer bolinhas de sabão; brincar de cozinhado; brincar com brinquedos de sucatas; brincadeiras usando artesanato nordestino: redes, cochas de retalhos, peneiras, colher de pau, panelas de barro, toalhas de renda, ferro de passar; pote de barro, vassoura de mato, esteiras; brincar de trem; brincar de cavalinho, corrida de ovo na colher; corrida de saco; cabra cega, queimado, manja, esconde-esconde, Tá pronto seu lobo? Esconde a peia, etc.
 Roda de história/ linguagem:

Brincadeira de advinha; parlendas, trava-línguas (na rodinha) e/ou usando a caixa surpresa;
Contação de piadas;
Brincar com frases de para-choque de caminhão;
Exibição de imagens com personagens folclóricos;
Exibição de vídeos relacionados;
Contação de casos de assombração (com diferentes personagens folclóricos) casos com Lobisomem, Mula sem cabeça; Casos com o pai da mata (Curupira); Caipora; Mulher de sete metros; Mãe d’ água; Pisadeira;
Brincar com a caixa surpresa com objetos folclóricos;
Contação de histórias usando os fantoches e dedoches produzidos com as crianças;
Contação e dramatização de contos infantis: Branca de Neve e os sete anões, A bela adormecida; a Bela e a fera; A gata borralheira; Cachinhos de ouro; Pinóquio; João e o pé de feijão; A galinha de ovos de ouro; João e Maria e outros;
Contação de histórias (cartonadas) com personagens folclóricos;
Brincar de mímicas (imitar personagens folclóricos e/ou de contos infantis);

Atividades com culinária nordestina: Receitas: Ingredientes/Modo de fazer(trabalhar com a receita, medidas; sólidos e líquidos da receita, preparo) afixá-la na sala:
Vatapá; Acarajé; Abará; Quiabada; Moqueca de peixe; Pirão de galinha caipira; caruru; Cozido de verduras; Galinhada; Pipoca com coco; Moda; Cocada, paçoquinha; biscoitinhos de nata; cavaquinhos doce; ofelis; balinha de jenipapo; bolinhos de chuva, bolo e mingaus (de tapioca, aipim, milho), ponche; jenipapada; umbuzada; etc... 
Atividades com a medicina nordestina: trabalhar com: classificação, seleção; exploração de cheiro, formatos, texturas das folhas, nomes e utilidades das ervas usadas no nordeste para a cura de doenças ou problemas de saúde. 
Trabalhar com as receitas dos chás (texto instrucional)
Produção dos Chás com as crianças - de: cidreira, erva doce; capim santo; melissa; camomila; folha de goiabeira, nósnoscada etc.;
Degustação dos chás produzidos pelas crianças (realização da manhã e/ou tarde do chá);
Atividades com danças: frevo, forró, xaxado; capoeira; maculêlê; bumba meu boi; dança das fitas, samba, pagode; axé merengue, deboxe; carimbo, dança de reizado;

Atividades enfocando:
as festas típicas e folguedos: carnaval; juninas; folia de reis; páscoa; festa de Iemanjá, Senhor do Bonfim, Natal, festa de gado (argolinha, vaqueijada, rodeio); festas de largos;
as crenças: candomblé;  os santos

8. RECURSOS: Todos os recursos necessários (brinquedos diversos produzidos com as crianças/pais); TV, DVD, mídias de CD e DVD; brinquedos industrializados; brinquedos e materiais diversos providenciados pela equipe gestora, equipe técnica, professores, funcionários e pessoas da comunidade.

9. CULMINÂNCIA: O projeto culminará com a realização de uma exposição de todos os materiais produzidos com as crianças; desfile de personagens dosa contos infantis e mitos folclóricos e apresentação de contos nas tendas da literatura.

10. AVALIAÇÃO: O desenvolvimento do projeto será acompanhado pela equipe gestora e coordenação pedagógica, onde serão considerados e avaliados aspectos tais como: aprendizagens constru aceitação, envolvimento das crianças, e demais sujeitos da comunidade escolar na realização das atividades propostas.
Observação: As atividades do dia do estudante e do dia dos pais deverão ser desenvolvidas também dentro da temática do brincar.


ANEXOS
1- O que é que é
Que tem asas e não voa
E tem boca e não fala?
Resposta: Cesto
2- Não tem pernas mesmo assim,
Não há maior andarilho,
Não tem braços e onde mexe
Deixa tudo num sarilho
Resposta: Vento
3- Qual é a coisa qual é ela
Vermelha, avermelhada
Caminha bem no mato
E não caminha na estrada?
Resposta: Fogo
4- Branca como a neve,
Preta como o pez,
Fala e não tem boca,
anda e não tem pés.
Resposta: Carta
5- Um senhorinha,
Muito assenhorada,
Nunca sai de casa.
Está sempre molhada.
Resposta: Lingua
6- O que é que é
Que se põe no meio da mesa
parte-se e reparte-se
e nunca se come?
Resposta: Cartas
7- Tanto o rico como pobre
Pobre ou rico me hão de ter
Tenho dentes e não como,
Mas ajudo a comer.
Resposta: Garfo
8- Nada valho sem cabeça,
Mas eis meu triste fado:
Se eu cabeça não tivesse
Não morreria queimado.
Resposta: Fósforo
9- Verde como o mato
E mato não é.
Fala como gente
E gente não é?
Resposta: Papagaio
10- Tenho trinta e dois moinhos
Todos à uma a moer
E uma menina a varrer
Que venho eu então a ser?
Resposta: Boca